Extração de areia é fiscalizada em Viamão

A ação foi motivada por denúncias feitas por moradores da região ao Ministério Público de Viamão, desconfiados de que algumas empresas estariam provocando danos ambientais

Na quinta e sexta-feira (04 e 05), sete jazidas e pedreiras foram fiscalizadas nas localidades de Águas Claras, Moro Grande e Boa Vista, em Viamão, e quatro delas apresentaram irregularidades ambientais.

A operação foi realizada pelo Comando Ambiental da Brigada Militar (CABM), Ministério Público de Viamão e Fepam com o objetivo de controlar o cumprimento das condições determinadas nas licenças de operação para a extração mineral e fiscalizar possíveis atividades ilegais. A ação foi motivada por denúncias feitas por moradores da região ao Ministério Público de Viamão, desconfiados de que algumas empresas estariam provocando danos ao meio ambiente.

Foram gerados três termos circunstanciados e um boletim de ocorrência policial. O CABM suspendeu as atividades em uma saibreira, cuja licença de operação havia expirado em fevereiro deste ano, e apreendeu duas caçambas e uma retroescavadeira no local. Uma jazida extraía areia além do permitido, pois a tubulação utilizada na draga era maior do que a estabelecida na licença ambiental. Em outro estabelecimento a retirada de areia estava avançando sobre vegetação nativa em Área de Preservação Permanente (APP). A quarta irregularidade foi constatada em uma jazida onde o impacto da atividade estava resultando em problemas para uma residência vizinha.